Skip to content

Retração Gengival

Tratamento inovador sem enxertos recuperando a gengiva para sua posição.
Tratamento inovador sem enxertos
recuperando a gengiva para sua posição.

Pioneiro na Técnica Cirúrgica Pinhole no Brasil

Este procedimento pode ser feito para arcada completa em até duas horas, através de um pequeno orifício na gengiva com o auxílio de uma agulha. Com o uso de instrumentos especialmente criados para este procedimento, o tecido gengival é afrouxado e reestruturado com colágeno para recobrir a área que sofreu retração.

Gostou? Agende já uma avaliação.

Verdades sobre a Retração de Gengiva

A escovação pode ser uma das causas da retração de gengiva, mas ela não é a única.
A retração esta associada a mais fatores como inflamação e trauma oclusais (mordida).
Sim, podemos perder os dentes por retração de gengiva.

O apertamento é um fator modificador, podendo potencializar a retração, e deve ser diagnosticado e tratado.

Sim, podemos ver casos de retração gengival com uma prevalência maior pós-tratamento ortodônticos devido a colocação da raiz fora da cortical óssea.

Sim, pois podem causar trauma mecânico contra o tecido gengival ou favorecer a instalação de doença de gengiva, levando a retração. 

Sim, a retração de gengiva pode ocorrer com mais facilidade em pessoas com espessura de gengiva e de tecido ósseo mais finos e assim mais fácil de retrair.

Dentes mal posicionados não causam a retração, mas sim predispõe a mais doença de gengiva devido a dificuldade de higienização.

Nem sempre o tratamento de gengiva precisa de enxertos, porém o mais importante é o diagnóstico das causas, pois caso contrário teremos recorrência do problema.

Sim, a retração precisa de diagnóstico e tratamento para não levar a perda dos dentes.

Sim, devemos tomar muito cuidado com pastas que prometem um clareamento ou uma maior eficiência, pois podemos estar usando substâncias muito abrasivas, levando ao trauma e retração dos tecidos.

Mitos sobre a Retração de Gengiva

Mentira, várias escovas são indicadas para pacientes com retração, o mais importante é a técnica de escovação, a frequência e as cerdas macias.

Mentira, uma pasta dental, independente do seus componentes, não consegue tratar a retração de gengiva.

Mentira, a retração tem várias formas de tratamento, mas o principal é o diagnostico da causa, pois caso contrário teremos recidiva do problema.

Mentira, a retração pode ocorrer em um único dente ou em um pequeno grupo de dentes, por isso é tao importante o diagnóstico correto.

Mentira, a retração de gengiva não ocorre com tanta facilidade em pacientes que possuem uma gengiva e um tecido ósseo mais espesso.

Mentira, os dentes do ciso não causam retração de gengiva em nenhum caso.

Mentira, não existe alimentos que pioram a retração, porém alguns alimentos e frutas ácidas podem deixar os dentes mais sensíveis.

Mentira, a doença de gengiva não passa pelo beijo.

Mentira, a retração de gengiva pode em alguns casos não ter o sangramento, porém pode levar a perda do dente de qualquer maneira.

Mentira, a retração de gengiva não é responsável pelo hálito.
Os maiores responsáveis pelo hálito são o estômago e os seios da face.

2023. Todos os direitos reservados Clínica Kignel